Técnicas do CRAS e unidade básica de saúde participam de capacitação.

WhatsApp Image 2019-08-28 at 15.53_edite
WhatsApp Image 2019-08-28 at 15.53.07.jp

No dia 28 de agosto as servidoras municipais, Cristiane Rodrigues da Silva, psicologa do CRAS, Giani Santos Freitas Martins, Assistente Social e Maiara Cristine Cruz, psicologa da unidade básica de saúde estiveram presentes a uma capacitação sobre combate e prevenção ao uso de drogas, com o nome de "Programa Recomeço"  promovido pelo governo do estado de São paulo através da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social. O evento  foi realizado na cidade de Itapeva no Plenário da Câmara Municipal e tem por finalidade capacitar os profissionais dos municípios a ter uma melhor abordagem e entendimento sobre o problema, podendo desa forma planejar e executar projetos de combate e prevenção voltados principalmente na conscientização das crianças e jovens, estabelecendo medidas e  ações práticas de forma  efetivas, com efeito a curto e longo prazo. As servidoras destacaram a importância desse tipo de capacitação na luta  para ajudar as crianças, jovens e adultos a se conscientizar dos males causados pelo uso de drogas bem como encontrar no poder publico através do CRAS e das unidades básicas de saúde um suporte para lhes atender e dar todo o apoio seja para esclarecer duvidas ou ajudar a deixar de fazer uso de drogas.

WhatsApp Image 2019-08-28 at 15.53.06 (1
WhatsApp Image 2019-08-28 at 15.53_edite

BEM FAZER NO CRAS – PARCERIA ENTRE INTERCENT E CRAS.

Dia do Bem Fazer - Gincana Famílias

Dia do Bem Fazer - Gincana dos Idosos 

DIA DO BEM FAZER NO CRAS – PARCERIA ENTRE INTERCENT E CRAS.

Criança e Adolescente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Momento de mobilização e Socialização entre os grupos através de gincanas com objetivo de interagir e motivar os mesmos por meio de atividades lúdicas.

Gincana das Crianças - manhã

Gincana das Crianças - tarde

Chá das Puérperas e Nutrizes

CHÁ DAS PUÉRPERA E NUTRIZES COM A PEDIATRA DRA. MÔNICA MIGUEL

NO DIA 24 DE JULHO O CRAS OFERECEU UM CHÁ DA TARDE AS MAMÃES PUÉRPERAS E NUTRIZES, AS QUAIS PARTICIPARAM DO PROJETO MÃE CAETANA, DANDO INÍCIO AO PROJETO ELABORADO DURANTE O PROGRAMA “SÃO PAULO PELA PRIMEIRISSIMA INFÂNCIA”.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DA DRA. MÔNICA MIGUEL, PEDIATRA DO HOSPITAL BENEFICENTE DR. ADHEMAR DE BARROS DE APIAÍ.

Projeto Mãe Caetana

Projeto Mãe Caetana

Em de Março de 2011 no Centro de Referência da Assistência Social de Itaóca as atividades do Projeto Mãe Caetana foram iniciadas, o projeto foi pensando devido ao Índice de Mortalidade Infantil do município estar alto no ano de 2011 e a baixa participação das gestantes principalmente da zona rural no Pré Natal. O projeto (que homenageia a Srª Caetana Ribas de Andrade, parteira importante na história do município), faz parte das atividades de Proteção Social Básica do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social que em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itaóca atende todas gestantes do município seja da comunidade rural ou urbana. Toda a estrutura do projeto foi oferecida pelo Cras até o ano de 2017, diante a importância do trabalho intersetorial as três Secretarias Saúde, Educação e Assistência dividiram as responsabilidades. Hoje o transporte das gestantes da zona rural, roda de conversa com profissionais da Saúde são de responsabilidade da Secretaria de Saúde, oficinas para confecção de peças para o enxoval do Bebê e da futura Mamãe, Kit de roupas e fraldas que chamamos de “Kit Mãe Caetana” que recebem no final da gestação de responsabilidade do Gabinete do Prefeito.

O Projeto “Mãe Caetana pertence às Ações de prevenção e Fortalecimento de Vínculos Mãe Bebê”. A equipe multidisciplinar é que ministra e prepara os encontros socioeducativos semanalmente com a supervisão da equipe técnica do CRAS (assistente social e psicólogo (a)).

As atividades acontecem semanalmente sendo todas as terças – feiras no espaço do CRAS tendo cada dia um profissional para realizar o trabalho atualmente o projeto está atendendo aproximadamente 20 gestantes.

Fisioterapeuta:

Fisioterapeuta

Nutricionista

Emfermeira

Psicóloga

Trabalho com maridos e assistente social

Oficinas

Médicos

Dentista

Pediatra

Julho Amarelo

JULHO AMARELO – PARCERIA ENTRE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE E CRAS.

Famílias do SCFV – Criança, Adolescente e Idosos, Programa Renda Cidadã, Bolsa Família e Família do PAIF.

Buscamos intensificar as informações à população quanto a importância do diagnóstico precoce dos diversos tipos de Hepatites.

A testagem rápida para hepatite B e C é a maneira precoce para o diagnóstico da doença.

GRUPO SCFV – MELHOR IDADE – CENTRO

TODAS AS 5ª E 6ª FEIRAS, ÀS 07:30 HORAS, ACONTECEM AS ATIVIDADES DO GRUPO DE SCFV – DO IDOSO NO CENTRO.

AS ATIVIDADES ACONTECEM NO SALÃO DO CRAS – CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL. ANDREIA MOTA É A PROFESSORA RESPONSÁVEL PELAS ATIVIDADES FÍSICAS. NESTA SEMANA FOI DADO AS SEGUINTES ATIVIDADES: ALONGAMENTO CONSCIENTE, TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO E EXERCÍCICIO DE FORTALECIMENTO DOS MEMBROS INFERIORES.

O ENCONTRO FOI ENCERRADO COM UMA ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO.

GRUPO SCFV – MELHOR IDADE – CENTRO

NO MÊS DE JULHO DURANTE AS FÉRIAS DA PROFESSORA ANDREIA MOTA, CONTAMOS COM UMA PARCERIA COM O DEPARTAMENTO DE ESPORTE, ONDE AS ATIVIDADES DO SCFV DO IDOSO DO CENTRO PASSOU A SER MINISTRADA PELO PROFESSOR LUCAS NETO, O QUAL PRONTAMENTE ACEITOU O NOSSO CONVITE.

NOSSO MUITO OBRIGADO AO PROFESSOR LUCAS NETO!!!

GRUPO SCFV – MELHOR IDADE – BAIRROS LAGEADO, PAVÃO E CARAÇAS

SEMANALMENTE ACONTECEM AS ATIVIDADES DO GRUPO DE SCFV – IDOSO NOS BAIRROS, SENDO:

  • 2ª FEIRA - BAIRRO DO LAGEADO

  • 3ª FEIRA – BAIRRO PAVÃO

  • 4ª FEIRA – BAIRRO CARAÇAS.

TODOS TOMARAM CAFÉ E EM SEGUIDA FORAM CONVIDADOS A PARTICIPAR DAS ATIVIDADES.

PROFESSOR PAULO RIBEIRO QUE É O RESPONSÁVEL PELAS ATIVIDADES NOS BAIRROS, DEU AS SEGUINTES ATIVIDADES: CAMINHADA, ALONGAMENTO E CIRCUITO DE ATIVIDADES NA ACADEMIA AO AR LIVRE.

LOGO APÓS AS ATIVIDADES HOUVE UMA RODA DE CONVERSA.

O ENCONTRO FOI ENCERRADO COM UMA ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO.