meioambiente.png

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente em Itaoca

A secretaria do meio Ambiente realizou as atividades em comemoração à semana Meio do Meio Ambiente de 02/06/22 a 09/06/22. Iniciou com o concurso de desenho com o Tema “Mascote da Coleta Seletiva do Município”, com participações das escolas estaduais e municipal. No dia 09/06/22 foram divulgados os que se destacaram, receberam Certificado e foram premiados. O desenho de Mascote que tem o nome “RECICLINHO” foi o mais votado, eleito em primeiro lugar, a arte foi elaborada pelo aluno da escola Elias Lages de Magalhães Icaro Andrade de S. Lourenço. Nesse mesmo dia houve apresentação e palestras referente aos resíduos sólidos, recursos naturais, coleta seletiva e reciclagem, ministrada pela engenheira Marcela Parini nas escolas. Conforme cronograma do evento os alunos da escola municipal fizeram uma visita ao portal da cidade onde o professor Alexandre fez uma conversa com os alunos sobre a importância da natureza e de preservar. No portal da cidade também foi realizado Plantio de mudas de árvores, os alunos que fizeram o plantio conforme orientação do Diretor Anderson Biajone e da engenheira Marcela parine. O diretor Anderson ressaltou “Fico Muito feliz quando fazemos esse tipo de serviço, é gratificante, quero continuar esse trabalho e formar parcerias, agradeço a todos os envolvidos nessa questão ambiental do município. A prefeitura e a Câmara de vereadores do município contribuíram para esse evento.

Audiência Pública de Gestão

de Resíduo Sólido

No dia 26 de maio de 2022 às 19 hs na Câmara Municipal de Itaoca foi realizado a audiência pública de Gestão de Resíduo Sólidos do município de ItaocaSP . Na Audiência esteve presente o prefeito municipal Antônio Carlos Trannin, o vereador Marcio Godinho, a Engenheira Marcela Parini, o Diretor municipal Anderson Biajone e representantes de Associações, entre outros . A Audiência foi conduzida pelo Sr. Rafae Guimarães, Cientista Político, ao qual apresentou o diagnóstico referente a Elaboração Integrada de Resíduo Sólido do Município de Itaoca.

lei 741.jpeg

Lei Municipal Ambiental.

O Diretor municipal Anderson Biajone em parceria com o Vereador leovir idealizaram o projeto de lei N.741 de 12 de abril de 2022 para disciplina de supressão, corte, poda e reposição vegetal na área urbana o projeto de lei foi aprovado na Câmara de vereadores por unanimidade e logo sancionada pelo prefeito municipal. Os munícipes que precisarem desse serviço deverão procurar a prefeitura municipal para fazer a solicitação.

Click na imagem ao lado para ver a integra da Lei 741/2022

WhatsApp Image 2022-05-19 at 09.04.38.jpeg

Itaoca investe em melhorias no Saneamento e Meio Ambiente

Em  março/2022, o Prefeito  de Itaoca Antônio Carlos Trannin assinou dois contratos com o Fehidro ( nº 068/2022 e 069/2022) totalizando R$ 951.415,20 visando instalações de Unidades Sanitárias Domiciliares nos Bairros Pavão e Barra do Palmital.  Os projetos de instalação de USI's  tem o Termo de Ajuste de Conduta entre a Ministério Público, SABESP e Prefeitura de Itaoca. O diretor Anderson Biajone ressaltou que "As instalações desses equipamentos sanitários trarão benefícios ao meio ambiente, pois impedem que os dejetos sejam jogados diretamente em rios, lagos ou solo  o que  causa  contaminação de fauna, flora, ecossistemas além de colocar em risco a saúde humana , esses projeto vai trazer mais conforto aos beneficiados e ajudar muito nessas questões de saúde e meio ambiente". A fiscalização das instalações ficarão a cargo dos Deptos de Planejamento e Meio Ambiente.

foto.jpeg
foto 2.jpeg

Ação verde em Itaoca

 

Prefeitura realizou de janeiro a março de 2022 plantio de mudas no conjunto habitacional Santina Antunes e no bairro caçadinha em Itaoca, ações de arborização urbana e compensação ambiental. Foram plantadas 710 mudas de árvores apropriadas para arborização e reflorestamento e escolhidas por técnicos. O Diretor de Planejamento Anderson Biajone que coordena o projeto ressaltou “Nunca tivemos ações no município tão significantes, estamos executando no momento o maior plantio de árvores nativas da região, temos que dar continuidade, conscientizar a população a praticar a educação ambiental e preservar o maior patrimônio que é o Meio Ambiente. Estamos caminhando, mas sabemos que ainda temos muito por fazer na área ambiental” Foram plantadas mais de 50 tipos de espécies nativas as mais conhecidas são: o chapéu de napoleão, os Ipês branco, amarelo e verde, o Sabão de Soldado, cedro, jatobá a Pitomba e o Araçá. O plantio envolveu Funcionários da prefeitura de a população local.

foto 3.jpeg

ITAOCA RECEBE CERTIFICADO VERDE.

 

A prefeitura de Itaoca-sp recebeu no mês de  fevereiro de 2022 a visita da coordenadora da cooperativa RECICLA VALE de Apiaí ao qual explicou com detalhes sobre o novo modelo de trabalho de reciclagem. A representante Renata Rondon entregou ao prefeito Antônio Carlos Trannin o “CERTIFICADO VERDE”. O certificado demonstra que o município está no caminho certo nas questões ambientais. A prefeitura renovou o contrato com a cooperativa Recicla Vale que continuará fazendo os serviços de coleta de materiais recicláveis no município.