top of page
zoonoses_edited.jpg

Centro de Zoonoses

Noticias

O que fazemos

Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos. Nesse contexto, a Prefeitura de Itaoca mantém o Centro de Controle de Zoonoses no intuito de prevenir e controlar doenças e epidemias relacionadas às competências veterinárias.

É um departamento que tem como papel fundamental impedir a propagação de doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose e leishmaniose. O Centro é responsável, também, pela vacinação de animais. As responsabilidades também giram em torno da inspeção zoosanitária, do acompanhamento de denúncias de maus tratos a animais e o monitoramento de zoonoses (doenças).

Não se pode confundir os trabalhos do Centro de Zoonoses com os de clínica veterinária. Esse departamento não pode realizar consultas clinicas ou medicar animais, por exemplo. As ações são um pouco mais distintas”

Confira as principais responsabilidades:

  • Inspeções zoosanitárias: são vistorias programadas com o objetivo de averiguar problemas relacionados à população animal. Tal trabalho objetiva impedir que o contato entre animais e humanos possam gerar riscos de doenças. O Centro de Zoonoses pode intimar, notificar e até multar responsáveis, de acordo com o caso.

  • Vacinação antirrábica: direcionada para cães e gatos, a vacinação impede que a raiva seja contraída pelos animais e ajuda no controle da doença.

  • Castração: O Centro de Zoonoses realiza os procedimentos cirúrgicos na população fêmea de cães e gatos. O controle, por meio de castração, impede a superpopulação de animais de rua, diminui as chances de abandono e maus tratos, e ainda minimiza o aparecimento de algumas doenças nos animais.

  • Acompanhamento de denúncias: o Centro de Zoonoses também tem o dever de acompanhar o andamento de todo o tipo de acidente ou denúncia de maus tratos aos animais.

  • Monitoramento de zoonoses: o constante trabalho de monitoramento das doenças consideradas zoonoses, permite a eficiência do trabalho.

Quadro de funcionários

WhatsApp Image 2022-03-25 at 08_edited.jpg

Nathália Lambert

Diretora do Centro de Zoonoses

Centro de Zoonoses 

Endereço: Rua Herculino da Silva Rosa n 37 - Centro

E-mail: -

Fone: (15) 3557-2062 - Cel. 99801-0907

Atendimento: 07:00 as 11:00 das 13:00 as 17:00

bottom of page