A secretaria de Assistência social de ITAOCA em parceria com a secretária de saúde, secretaria de educação e Conselho tutelar promovem palestra educativa

WhatsApp Image 2020-02-17 at 13.40.01 (1

No dia 12/02/2020 a secretaria de Assistência social de ITAOCA em parceria com a secretária de saúde, secretaria de educação e Conselho tutelar. Realizaram palestra educativas de cujo preventivo sobre o tema gravidez na adolescência. Houve uma grande participação dos alunos do 09° ano ao 3° ano do ensino médio das escolas dos Bairros Lageado e Pavão. A Palestra foi ministrada pelo mágico e palestrante Mauro Dias, sendo realizado de uma forma descontraída e objetiva.  De acordo com a Lei nº 13.798 sancionada pelo presidente da República em 03 de janeiro de 2019, instituindo novo artigo no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 8º-A) com a criação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser celebrada anualmente na semana que incluir o dia 1º de fevereiro. O secretário de Assistência social de Itaoca, Rogério Machado dos Santos aproveitou para agradecer o apoio dos profissionais de saúde, onde após a palestra realizaram o teste rápido de Hepatite, sífilis e HIV nos adolescentes. e enfatizou que neste período, atividades de caráter preventivo e educativo deverão ser desenvolvidas em conjunto com o poder público e organizações da sociedade civil para disseminar informações que contribuam para a redução da gravidez precoce no município. Essa medida é um passo importante nos municípios, visto que as políticas públicas com foco na saúde dessa faixa etária ainda são escassas nós municípios Brasileiros. Mas, para que haja realmente progresso, a prevenção precisa ser entendida em seu sentido amplo, com foco na assistência integral dos adolescentes e não apenas reduzido à uma questão da saúde sexual”, afirmou o Palestrante Mauro Dias. Segundo o texto da Lei, a realização de ações relacionadas à Semana ficará a cargo do Poder Público, exercida em conjunto com organizações da sociedade civil, devendo ser dirigidas prioritariamente ao público adolescente.

WhatsApp Image 2020-02-17 at 13.40.02.jp
WhatsApp Image 2020-02-17 at 13.40.01 (2