revelando.jpg

Fazedores da Cultura de Itaoca  tiveram participação especial no Revelando SP 2020.

A Transmissão do Revelando SP Online  dos municípios de Itanhaém e Itaoca aconteceu no dia 28/03/2021, domingo às 18h, na plataforma #CulturaemCasa e nas redes sociais do Revelando SP Online.

No episódio:

Marisa Barreiro da Silva - Artesanato - Itanhaém
Ricardo Henrique da Silva - Artesanato - Itanhaém
Trança Fitas  - Dança Popular - Itaoca
Fandango de Tamancos  - Dança Popular - Itaoca
Ivan do Carro de Boi - Mestres da Cultura - Itaoca
Elis Regina da Mota - Culinária - Itaoca
Abrão Machado de Lima - Artesanato – Itaoca

Segue  o link da plataforma #CulturaemCasa no YouTube para divulgação:

https://www.youtube.com/watch?v=g7cVBpwlgwY

 O Revelando SP é o maior festival de economia criativa e cultura tradicional do Estado. Com mais de 50 edições realizadas em 18 anos, trata-se de uma festa popular que reúne a pluralidade da culinária tradicional paulista, assim como o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular de várias regiões, valorizando nosso patrimônio imaterial. 
 
Em 2020, com o momento inédito vivido no mundo todo devido à pandemia do Covid-19, o Revelando SP foi adaptado para viabilizar sua existência de forma virtual, com vistas a garantir o impacto positivo no desenvolvimento social, humano e econômico dos municípios do Estado de São Paulo e difundir as manifestações tradicionais da cultura paulista, apontando para a relevância de sua salvaguarda e preservação.
 
O Revelando SP 2020, se estruturou a partir de 3 Chamadas Públicas – #RevelandoSPOnline, Concurso de Viola Caipira #RevelandoSP e Capacitação #RevelandoSP – integrantes do programa de fomento e difusão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, #JuntosPelaCultura2020, voltadas a municípios, seus gestores no âmbito da cultura tradicional e economia criativa, artesãos, culinaristas, tocadores de viola caipira, mestres e manifestações da cultura tradicional. Com inscrições encerradas em outubro, foram selecionadas 412 propostas de 107 municípios para apresentar.

premiocultural.png

Saiba mais -> Click aqui

A Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, carinhosamente denominada Lei Aldir Blanc, foi criada com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid‐19.
WhatsApp Image 2020-10-05 at 07.01.35.jp

CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01 /2020 -
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CADASTRO DE ARTISTAS, PROFISSIONAIS DE CULTURA E DE ESPAÇOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS, PARA FOMENTO DA CULTURA DO MUNICIPIO DE ITAOCA-SP.     

O presente Chamamento Público tem como objeto o cadastramento de Artistas e Profissionais do setor de Arte e Cultura, assim como de Espaços Artísticos e Culturais sediados no Município de Itaoca-SP, para futuras ações de Fomento à Cultura Municipal, para que possam executar serviços em eventos realizados ou apoiados pela Secretaria Municipal da Cultura.
O Chamamento tem por objetivo aproximar, de forma democrática, artistas, profissionais de arte e cultura que almejem futuras parcerias com a Secretaria da Cultura para o fomento da produção artística, da cultura local, do patrimônio histórico e cultural e da economia criativa, assim como registrar a diversidade de expressões culturais no município; mapear os artistas e instituições artísticas sediados em Itaoca, bem como subsidiar informações para geração de indicadores culturais no Munícipio. 
A participação no presente cadastramento não pressupõe garantia ou obrigatoriedade de contratação para as atividades culturais do município, ficando esta condicionada à definição de conveniência, legalidade, bem como de previsão orçamentária, sendo observados os requisitos legais, atendendo aos termos das Leis vigentes, visando os princípios da oportunidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e economicidade, valorizando o fomento da cultura local. 
O cadastro é gratuito e voluntário,  poderá ser feito na Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e turismo de Itaoca iniciando no dia 02 de Outubro ao dia 10 de outubro de 2020  com horário de atendimento das 8hs às 13hs. Levar os seguintes documentos:
• Fotos, documentos ou DECLARAÇÃO que comprovem a atuação no meio cultural no mínimo de 02 anos
• Currículo Cultural (Caso tenha)
• Documentos originais: CPF, RG, comprovante de CNPJ, comprovante de endereço.
Cada pessoa/empresa pode se cadastrar apenas 01 (uma) vez.  Todos os dados preenchidos no formulário abaixo são de total responsabilidade do cadastrado. 
Para mais informações, dúvidas e esclarecimentos: telefone: (15)35571141 / (15) 996197703 e ou e-mail: educacao.itaoca@hotmail.com

Lista atualizada dos agentes e espaços culturais cadastrados