top of page
icone-trilha-hover.png

Turismo

Quem somos
COMTUR

NOME DO ATRATIVO:

 

TRILHA DE MOTO OFF ROAD

 

Em Itaoca, temos diversas trilhas de motos para amantes de esportes radicais, pelos morros, com vistas maravilhosas, onde os pilotos são desafiados à transpor obstáculos naturais, como: pedras, lama, erosões e outros.

NOME DO ATRATIVO:

 

QUILOMBO CANGUME
 

"Cangume" é um quilombo localizado em um bairro rural distante 11 km do centro de Itaoca. A comunidade é renascente de antigos escravos que deram o nome ao bairro e mantém o nome escolhido até hoje. Possui entre 35 e 40 famílias. Descendem de 3 troncos: os Maciel de Pontes, os Monteiro e os Gonçalves, onde houve uma grande rede de parentesco entre primos. A população é de cerca de 200 pessoas. Eles mantém até hoje o costume de seu ancestrais.

NOME DO ATRATIVO:

 

CACHOEIRA DO SALTO CARAÇAS

 

Cachoeira Localizada no Bairro Caraças, distante 12 km do centro. Tem uma trilham em meio a mata, de 500 metros de comprimento, que da acesso à cachoeira que tem 09 metros de altura.

NOME DO ATRATIVO:

 

1ª CACHOEIRA TRES MENINAS

 

Situada à 12 km do centro, na serrinha, é um complexo com 08 cachoeiras que variam de 03 à 25 metros de altura, local de difícil acesso, próprio para amantes de esportes radicais e ecoturismo.

NOME DO ATRATIVO:

 

ARTESANATO EM ARGILA

 

Artesanato produzido em argila. São peças utilitárias, produzidas de forma primitiva, desde a retirada do barro, até a queima. O barro é retirado respeitando a fase da lua, do subsolo, passa por um processo de secagem, socado no pilão, peneirado, recebe a quantidade de água para dar liga. Daí começa o processo de moldagem das peças, depois seca, alisa com pedras de rio e queima á uma temperatura aproximada de 800 à 1.200 graus em forno próprio, de 6 à 8 horas de fogo. Retirada do forno de queima, está pronta para uso.

NOME DO ATRATIVO:

 

5ª CACHOEIRA TRÊS MENINAS

 

Situada à 12 km do centro, na serrinha, é um complexo com 08 cachoeiras que variam de 03 à 25 metros de altura, local de difícil acesso, próprio para amantes de esportes radicais e ecoturismo.

NOME DO ATRATIVO:

 

POÇO DO INFERNO

 

Situado no bairro Rio Claro, à 10 km do centro, por uma trilha de 450 metros, pode se chegar ao poço, que tem 04 metros de largura, 08 de comprimento e 02 metros de profundidade, próprio para banho e diversão.

NOME DO ATRATIVO:

 

DANÇA TRANÇA FITAS

 

Grupo de dança tradicional, que se apresenta em festas e eventos. é formado por 08 casais que de acordo com a evolução da dança, aparecem figuras trançadas no mastro, sendo: trama, trança e rede.

NOME DO ATRATIVO:

 

FANDANGO DE TAMANCOS

 

Grupo tradicional centenário, que conservam essa dança, que é um cadenciamento entre palmeados e sapateados, acompanhados do som de violas, fazem um show com as apresentações.

NOME DO ATRATIVO:

 

MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA
 

 

Erguido em homenagem ao centenário da independência, é um obelisco, cujo objetivo inicial era a entrada da cidade, e com o crescimento da mesma hoje está no centro. Segundo informações, só existem dois no estado de São Paulo, o outro está no Museu do Ipiranga.

NOME DO ATRATIVO:

 

CAVALGADA ECOLÓGICA
 

Ocorre nos meses de outubro e novembro, por ocasião das festividades de emancipação político administrativa da cidade, por lugares e trilhas de beleza rara, é também um momento de confraternização dos participantes.

NOME DO ATRATIVO:

 

BALSA
 

 

A divisa entre os municípios de Itaoca no estado de São Paulo e com o de Adrianópolis no estado do Paraná é separada pelo Rio Ribeira de Iguape e sua travessia é feita através de transporte hidroviário com a utilização de uma Balsa sem motor, presa a um cabo de aço, direcionada por um leme que conta, para se mover, com a força motriz da correnteza do rio. Seu Horário de operação é das 06:00 h até as 24:00 hs todos os dias da semana.

NOME DO ATRATIVO:

 

RIO RIBEIRA

 

O Rio Ribeira no trecho que banha o município, é apropriado para a prática de pesca esportiva e passeios náuticos com embarcação de pequeno porte.

NOME DO ATRATIVO:

 

CICLOTURISMO

 

Itaoca possui diversas trilhas para a prática de cicloturismo, em vários níveis, de passeios à trilhas radicais com diversos desafios e obstáculos naturais.

NOME DO ATRATIVO:

 

OBSERVATORIO DE PASSAROS

 

Segundo o Guia Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste de Robert S. Ridgely, John Gwynne, Guy Tudor e Martha Argel, desenvolvido em uma parceria entre a Wildlife Conservation Society (WCS) e a Editora Horizonte, existem cerca de 927 espécies de aves na Mata Atlântica. Uma caminhada na mata atlântica nas áreas preservadas proporciona o contato direto com a natureza intocada, onde habita uma fauna que a quantidade de diversidade é considerada uma das maiores do Brasil. Num estudo de identificação foram observadas mais de 220 espécies de aves, quantidade esta que segundo especialistas pode superar as 400. Um indicador de uma boa preservação é a presença de animais como papagaio, a sabiá-cica o gavião-pomba e o gavião-pega-macaco. http://conhecendobrasil.com.br/vale-do-ribeira-sp/)

NOME DO ATRATIVO:

 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO

 

O município de Itaoca possui diversos sítios arqueológicos tendo como prinicipais o Januário no bairro Quatis, no bairro Pavão, no bairro Santo Antonio, no bairro Gurutuba e bairro Guarda Mão, onde foram encontrado vestígios arqueológicos de origem pré-histórica e também, de civilizações mais recentes, como os grupos indígenas. Os materiais encontrados em Itaoca são restos de animais, molusculos, sepulturas, instrumentos como cerâmicas e líticos lascados de grupos que viveram cerca de 5.000 anos atrás. Em visitação ao local, é possível encontrar um cenário arqueológico, procurado por estudantes, pesquisadores e turistas. Anexo Estudos

bottom of page